Olá leitores.

    Estou preparando um texto onde explico como assisto esporte e guerra, mas no momento estou sofrendo. Expliquei no primeiro texto que assisto guerras desde quando tinha quatro anos de idade. E continuo com essa hábito até hoje. Tenho ido dormir as 2hs 30m depois de ter certeza que meus amigos ucranianos sobreviveram para ver mais um por do sol. Nesse texto vou apenas colocar traduções de declarações dadas nesses últimos dias relacionando esporte e guerra. Começando pela declaração da Federação Internacional de Judô.

    "À luz do conflito de guerra em curso na Ucrânia, a Federação Internacional de Judô anuncia a suspensão do status do Sr. Vladimir Putin como Presidente Honorário e Embaixador da Federação Internacional de Judô."

    Jogador de esporte eletrônico Sasha "S1mple" que é ucraniano mas joga em um time russo onde é companheiro de três jogadores russos na abertura da parte final da IEM Katowice 2022.

    "Gostaria de dizer que o esporte eletrônico fica fora disso tudo. E todos os jogadores de diferentes times e todos vocês não tem nada há ver com decisões de governos. Em toda minha carreira eu joguei com ucranianos, eu joguei com jogadores russos e eu joguei com jogadores americanos, e todos foram ótimas pessoas e agora eu estou com meus amigos. Com amigos verdadeiros. Nós ganhamos juntos e nois perdemos juntos e todos nós queremos paz para Ucrania e para todo o mundo. Todos nós estaos com medo. Todos nós temos que mostrar esse exemplo nesse torneio para o mundo inteiro, nós precisamos ficar juntos como um só, como os nossos amigos, com todas as pessoas que vão assistir esse torneio. E todos precisamos permanecer humanos em primeiro lugar então obrigado a todos que vieram eu espero que vocês aproveitem o torneio"

    Atletas ucranianos solicitando que a Russia seja punida por violar a trégua olímpica.

    "Prezado Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Sr. Thomas Bach.

    Prezado Presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Sr.Andrew Parson.

    Caros Presidentes das Federações Esportivas Internacionais e Amigos Olímpicos de todo o mundo!!!

    Os XIII Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim-2022 começarão em 120 horas, contando o tempo desde 24 de fevereiro aqui na Ucrânia.

    Os Jogos Paralímpicos de Inverno são uma das maiores celebrações esportivas dos verdadeiros valores humanos e esperam tornar a vida de cada atleta paralímpico e do mundo melhor.

    Os últimos atletas olímpicos ucranianos voltaram para casa em 23 de fevereiro e já na manhã seguinte a Rússia lançou o ataque com mísseis contra cidades ucranianas, escalando uma invasão militar em grande escala das fronteiras norte, sul e leste da Ucrânia simultaneamente.

    A parte das forças militares russas entrou no território da Ucrânia da Bielorrússia e a Bielorrússia forneceu suas fronteiras para ataques de mísseis violando toda a legislação internacional de fronteiras e diretrizes de regulação de conflitos.

    ESSA GUERRA CONTINUA HOJE!!!

    …Os atletas olímpicos e paraolímpicos ucranianos são forçados a proteger sua pátria e suas famílias, civis ajudando civis a superar o desastre da guerra…

    Ataques militares são infligidos à população civil, orfanatos, jardins de infância e hospitais, infraestrutura de apoio à vida civil dos bairros vivos das cidades e vilas da Ucrânia.

    Esta é uma clara violação da Trégua Olímpica, da Carta Olímpica e principalmente dos valores olímpicos e humanos.

    Os países agressores não devem ter o direito de participar de eventos esportivos. O esporte é uma ferramenta para a paz.

    NÓS ATLETAS UCRANIANOS PEDIMOS a suspensão imediata dos Comitês Olímpicos Nacionais da Rússia e da Bielorrússia e dos atletas e oficiais russos e bielorrussos da participação nos XIII Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim-2022.

    RESPEITAMOS OS VERDADEIROS VALORES OLÍMPICOS!

    PRECISAMOS DE UMA BOA VONTADE!

    ESTAMOS EM PAZ!!!"


Diego Sérgio

diegosergioadv@gmail.com

Fontes:

https://twitter.com/Judo/status/1497875171008516105

https://twitter.com/dope_right/status/1497223356298444800

https://www.instagram.com/p/CahMfnTge6r/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra na notícia esportiva

Primeiro Passo

A oportunidade de pilotar um Fórmula 1