Aquiles

             O Aquiles que não tinha ponto fraco.

Aquiles e Ajax jogando. Wikimedia Commons



            Olá leitores.


Hoje em dia o calcanhar do Aquiles é mais conhecido do que o próprio Aquiles. Ou pelo menos essa é a impressão que eu tenho. Quero falar sobre esse personagem que eu acho tão interessante. Mas não qualquer Aquiles. Quero falar do Aquiles que protagoniza a Ilíada. 


A Ilíada é um poema épico. Uma forma que um povo encontrou de guardar sua cultura em um momento em que a tecnologia da escrita não era acessível. Apesar de conhecida. Eles contavam histórias através de poemas para que pudessem ser decorados e passados de uma pessoa para as outras. Existe um poema épico ainda mais antigo do que a Ilíada que é a epopeia de Gilgamesh. Acontece que enquanto a Ilíada chegou até nós em uma versão que aparenta está completa, a epopeia de Gilgamesh só existe em versões faltando partes. Isso não nos impede de conhecer a história mas termina dando a Ilíada pelo menos por enquanto o título de poema épico completo mais antigo que chegou até nós.


A Ilíada provavelmente foi composta no século IX a.C.


E é absolutamente incrível. Nos dá a possibilidade de conhecer a cultura de um povo que viveu a tanto tempo. Entre tantas coisas interessantes é preciso perceber que as pessoas que nos deixaram a Ilíada não conheciam o nosso moderno conceito de "spoiler". A ideia de  não poder conhecer a história antes de ouvi-la sendo contada não fazia sentido para eles. A Ilíada é feita para um público que conhece muito bem a história que está sendo contada. A história de Guerra de Tróia. Mas isso não os impedia de ouvi-la de novo. E tem histórias dentro da história. Mas a linha principal conta apenas um dos acontecimentos da Guerra de Tróia, acontecimento protagonizado por Aquiles.


Ele é um personagem de mitologia. E como tal tem muitas versões. Nas versões mais conhecidas hoje, ele é homosexual, invulnerável e tem um ponto fraco. Mas na Ilíada nada é dito sobre homosexualidade, nem invulnerabilidade e nem ponto fraco. Temos um guerreiro que precisa usar uma armadura para sobreviver às lutas e que mata maridos para sequestrar suas viúvas. 


Através de diálogos ficamos sabendo que ele está ancorado em uma praia em um lugar chamado Troia. Próximo de uma fortaleza chamada Ilium. Ele é um principe e está cercado de seus soldados súditos. Mas ao seu lado estão outros tantos príncipes e reis cada um com seus respectivos súditos. O maior dos reis no exército que está cercando o Ilium e a quem Aquiles está subordinado rivaliza com ele. Dentro da hierarquia daquele exército é como se Aquiles fosse um Capitão e esse rei fosse um Almirante. E da rivalidade dos dois surge o conflito que movimenta toda a Ilíada. Os vinte e quatro cantos vem para mostrar o desenrolar dessa rivalidade. 


A Ilíada vem para fazer a pergunta. Quem é mais importante, o Capitão que luta principalmente na linha de frente ou o Almirante que luta principalmente na linha de trás? Mas o ouvinte, ou nos dias de hoje o leitor, é que vai concluir uma resposta.


Convido vocês a lerem um resumo dessa interessante história. Se tentarem ler o livro diretamente terão muita dificuldade. É uma história muito antiga criada por pessoas muito diferentes da gente mas que influenciaram quem somos hoje. Mas se quiserem tentar e insistirem, certamente serão recompensados.


Eu tenho duas versões da Ilíada.


Essa é bem baratinha mas foi escrita no século XIX e é uma tradução da versão em latim. Os personagens têm nomes latinos.

Box Homero - Ilíada + Odisseia eBook Kindle E


Essa versão foi traduzida por um português e para mim é a melhor. Ela não confunde Ilium com Tróia como a maioria das traduções para o português fazem.

Ilíada traduzida por Frederico Lourenço


Esse é um resumo que eu não li mas acredito que seja bom.

Ruth Rocha Conta a Ilíada


Obrigado aos que me ajudaram.

Pix, Paypal e E-mail: diegosergioadv@gmail.com


Estou avisando de novos textos no Instagram:

Meu Instagram


No meu Twitter além de avisar de novos textos estou atualizando fotos da minha dieta:

Meu Twitter


Comentários

  1. Muito interessante. Fizemos uma sonoplastia ao vivo, logo que chegamos aqui a Lisboa, para um grupo de teatro que interpretava um trecho deste poema!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra na notícia esportiva

Primeiro Passo

A oportunidade de pilotar um Fórmula 1