Guerra na notícia esportiva

            No dia 25 de março de 2022, sexta-feira, um grupo de rebeldes do Iêmen bombardeou uma refinaria a 12 quilômetros de onde estava acontecendo um treino de Fórmula 1. Isso aconteceu na cidade de Jeddah na Arábia Saudita. Nisso temos a oportunidade de pensar em nossos dois assuntos, esporte e guerra à luz de um único acontecimento. 

                                 

Fotos oficiais da Formula 1.

Vamos aproveitar a oportunidade para pensar sobre as corridas de carros. Que é um esporte muito antigo, se tornou esporte olímpico em 680 a.C. Os carros daquela época eram muito diferentes dos de hoje. Havia um piloto, mas quem fazia o carro andar eram quatro cavalos. Esses carros em língua portuguesa são chamados de quadrigas. O que não mudou nesses 2.702 anos foi o fato de que nem sempre o melhor piloto ganha. Mas a vitória vem para o melhor conjunto. Hoje temos o conjunto equipe, carro e piloto. Na antiguidade tínhamos cavalos, carro e piloto. Como os cavalos contavam mais para a vitória do que o piloto, quem recebia o título de campeão olímpico era o dono dos cavalos.

Na Fórmula 1 de hoje os pilotos são muito mais valorizados do que nas corridas de carro da antiguidade. O piloto que vence uma corrida tem a bandeira de seu país hasteada no ponto mais alto e houve seu hino tocando. Mas a Fórmula 1 não  esquece a importância do carro, e o hino do carro também é tocado, em homenagem não apenas ao dono, mas a toda a equipe de construtores responsável pelo carro vencedor.

Voltando ao acontecimento de 25 de março. A refinaria atacada pertencia a Arabia Saudita ou há uma estatal da Arabia Saudita que é a mesma coisa. A Fórmula 1, que é patrocinada pela estatal atacada, chamou os ataques de terroristas. 

Fato é que esses rebeldes quando atacam a Arábia Saudita sempre escolhem alvos não humanos. A Arábia Saudita quando ataca não se preocupa em matar inocentes. Isso é um fato documentado em centenas de fotos e vídeos. Alguns estão nas fontes no final desse texto.

A Arábia Saudita não está em guerra contra o Iêmen. Ela faz ataques aéreos, algumas intervenções terrestres, e bloqueios marítimos que impedem pessoas de receberem comida para, “ajudar” o governo do Iêmen a enfrentar rebeldes que querem tomar o poder.

Ler notícias é muito bom. Mesmo notícias esportivas. Porque invariavelmente mesmo através delas a realidade aparece. E é bom conhecer a realidade.

            
            Fiquei sem trabalhar no blog porque minha tia morreu, me machuquei e meu computador quebrou. Mas agora os funerais de minha tia estão pagos, eu estou bem de saúde e meu computador está funcionando. Espero que os leitores também estejam bem.

            Pix, Paypal e E-mail: diegosergioadv@gmail.com

            Fontes:

            

https://ge.globo.com/motor/formula-1/noticia/2022/03/31/arabia-saudita-promete-debate-com-f1-apos-atentado-proximo-a-circuito.ghtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrida_de_bigas

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42234853

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43309945


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiro Passo

A oportunidade de pilotar um Fórmula 1