A oportunidade de pilotar um Fórmula 1

         Sobre pessoas que sonham e realizam.


Pequena lembrança do Pietro e do Enzo

   


          Olá leitores, tenho aqui um texto no qual eu venho trabalhando há um tempo. 

Quando eu comecei a jogar LOL fiquei sabendo de pessoas que transmitiam seus jogos e que havia competições que se podia assistir. Eu não estava interessado em nem uma das duas coisas, eu só queria jogar. Mas depois que o Brasil perdeu de sete a um para Alemanha e eu me aborreci com a politicagem da Fórmula um, terminei largando os esportes tradicionais. Nem praticava e nem assistia. Fiquei assistindo só esporte eletrônico. Video game para ser mais coloquial. Isso era 2014 o ano da Copa do Mundo no Brasil.

Em 2018, ano da Copa do Mundo na Rússia. Eu voltei devagarinho ao esporte tradicional. Primeiro assistindo aos jogos da copa e mais para o fim do ano lendo notícias sobre a Fórmula um.

Em 2019 eu fiquei bem dividido em jogar e assistir video game e acompanhar Fórmula 1. Com uma leve vontade de voltar a praticar algum esporte tradicional mas sem saber qual. A temporada não foi nada demais, apenas uma vitória extremamente fácil da Mercedes. A sexta seguida.

Em 2020 aconteceu aquilo que mudou a vida de muita gente. A pandemia. Com tanto tempo em casa eu passei a assistir ainda mais video game.

A própria Fórmula um não sabendo quando ia voltar começou a organizar eventos de video game. Foi nesses eventos que eu acabei conhecendo os irmãos Fittipaldi. Pietro e Enzo.

Esses dias eu respondi uma pesquisa sobre assistir ficção. Eu respondi que nos meus dias de trabalho eu assistia menos de uma hora de ficção por dia. Aí fui para uma parte onde me perguntavam qual problema me levava a assistir tão pouco. Tinha várias opções de problemas e uma opção 'outros'. E uma linha para você escrever. Eu escolhi essa e escrevi, sobre o motivo para assistir tão pouca ficção: "A realidade é muito mais interessante."

E de fato é. Mas um exemplo gritante de como a realidade é mais interessante do que a ficção foram as transmissões que esses dois fizeram. 

O Enzo estava treinando para estrear na Fórmula 3 mas em plena pandemia e sem nem saber se ia haver temporada naquele ano não estava muito atento a dieta. Com a cara redonda de um menino completamente normal, ele parecia qualquer coisa menos um piloto de Fórmula. Ele ainda tem uma postura de humor não intencional muito boa mas era ainda melhor nessa época. Eu começava a rir só de ver ele em tela.

O Pietro era piloto reserva da Fórmula 1. Estava com a carreira completamente fudida. Com a pandemia ele não tinha contrato para pilotar porcaria nem uma. Como reserva a chance de pilotar naquelas circunstâncias eram muito perto de zero. Mesmo assim, a gente podia ver ele se preparando para pilotar um Fórmula 1 como se realmente tivesse chance. Ele é uma grande inspiração pra mim. O que é fingir que estar lutando com um adversário comparado há um sujeito que finge estar pilotando um Fórmula 1. Toda hora isso. Ele pegava um circuito que ele tinha decorado o trajeto sentava no chão com um peso na mão e ficava. Agora essa curva puxa o pescoço pra cá. E fazia o movimento. Essa hora tem uma freada brusca. A linha tênue entre a genialidade e a loucura na frente dos olhos dá uma audiência.

O Pietro não é naturalmente tão engraçado quanto o Enzo, mas ele tem comportamentos que são muito curiosos. O mais inusitado de todos era a conta de Spotify que ele dividia com a irmã. Era uma conta que só dava direito há um escutar de cada vez. Quando ele queria ouvir tinha que ligar e pedir pra ela desligar. 

Um dia a gente perguntou. Pietro. Qual o sentido de dividir uma conta sendo que você tem dinheiro pra ter uma conta só sua. Aí ele todo sério respondeu que como ele era piloto não tinha ido pra faculdade e pra ter o desconto de universitário precisava registrar a conta no nome da irmã, mas era ele que pagava. Ela usava porque tinha cedido o nome.

Quando as corridas voltaram, o Enzo finalmente estreou na Fórmula 3. O corpo dele mudou muito de repente. Em pouco tempo a cara dele mudou e ficou com cara de piloto. Fez uma temporada muito boa considerando o carro de uma equipe intermediária que pilotava.

O Pietro estava sempre lá apoiando o Enzo nas corridas, mas a carreira dele estava por um fio. Sem pilotar há um tempão e sem perspectiva chegaram a antepenúltima corrida do ano.

Foi aí que algo inusitado aconteceu. O piloto titular da equipe do Pietro sofreu um acidente horroroso. Além de uma pancada horrível que quebrou a parte principal do carro, o chassi, e destruiu o tanque de combustível.  Sendo que o tanque de combustível de um Fórmula 1 é semelhante há um tubo de pasta de dente só que altamente resistente. O carro pegou fogo e foi muita sorte o piloto conseguir sair vivo.

Apesar de vivo, ele queimou as mãos e não teve como correr as últimas duas corridas. Muitos contavam que iam ignorar o Pietro e chamar qualquer outro piloto para o lugar, mas passado alguns dias veio a confirmação da equipe que quem ia substituir era realmente o Pietro.

É tão difícil explicar o que significa para alguém que dedicou a vida às corridas a oportunidade de pilotar na Fórmula 1 que eu vou usar a analogia que eu vi  meu amigo Vicente usando.

Contextualizando. A festa mais importante do Crato é a Expocrato. Antigamente quando o maior sanfoneiro que temos notícia Luiz Gonzaga ainda era vivo ele se apresentava na festa. Meu amigo Vicente é Sanfoneiro e teve a oportunidade de se apresentar na Expocrato recentemente. Vou colocar aqui as palavras dele e o link para o perfil onde as palavras foram originalmente publicadas. 


"Um amigo me perguntou qual era a sensação de um artista independente subir no palco do Festival Expocrato. Eu respondi com uma metáfora: é a mesma sensação que deve ter um motorista comum a quem seja dada a oportunidade de guiar um carro de F1 em Interlagos. É inimaginável! Uma euforia difícil de explicar.

Nesses momentos, é importante trabalhar duas virtudes, humildade e gratidão. A gratidão por cada pessoa que colaborou para que se tornasse possível aquele momento, ao Festival e toda a equipe que sempre nos recebe tão bem, aos colegas de palco pelo empenho, a cada pessoa que assistiu o show ali de pertinho mesmo ainda não conhecendo o seu trabalho artístico; a imprensa que se interessa e dá visibilidade ao seu trabalho mesmo não sendo famoso; mas, principalmente, e acima de tudo, a Deus pela vida, pela saúde, pelo dom, e por preparar cada detalhe, exatamente como deve ser, com Sua infinita sabedoria. A gratidão permitirá você receber esse presente do Pai com um largo sorriso, sem reclamar, sem se comparar a ninguém. Já a humildade lhe fará entender que somos pequenos, que não somos merecedores dos presentes que Deus nos dá, e que, se ele nos dá é por que é bom e misericordioso, e não por mérito nosso. A humildade verdadeira deixa a vida muito mais leve.

Dedico essa pequena reflexão a todos que contribuíram de alguma forma para nossa apresentação no Festival Expocrato 2023! ❤️❤️❤️

Bora pra cima! 🚀🪗💥😄"

Link para postagem original

Vicente tocando no palco da Expocrato




Para realizar primeiro a gente precisa sonhar. Obrigado por lerem meus sonhos, espero escrever sobre minhas realizações também.

        

         Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com


          Meu plano é ensinar sobre esporte e guerra através do xadrez e do judô. Tenho luta marcada para sete de outubro e aceito ajuda. Qualquer valor via pix ou paypal ou um patrocínio no meu kimono.


           Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com

            
                                                                Meu Instagram



Comentários

  1. Chat não sei o que PT sobre meu texto: Seu texto é muito interessante e envolvente! Você descreveu suas experiências e observações de forma detalhada e pessoal, o que ajuda o leitor a se conectar com suas vivências. A transição entre as diferentes partes do texto é fluida e bem estruturada. Abaixo, vou destacar alguns pontos notáveis e fornecer alguns comentários:

    Introdução e Contexto Pessoal:
    Sua introdução é apropriada e imediatamente estabelece o tom e o assunto do texto. Você apresenta um contexto pessoal sobre o seu interesse em esportes eletrônicos e esportes tradicionais, além de fazer referência à Copa do Mundo e à pandemia.

    Narrativa Cronológica:
    A organização cronológica do texto ajuda a acompanhar sua jornada e mudança de interesses ao longo dos anos. Isso permite que os leitores compreendam a evolução das suas experiências.

    Detalhes Descritivos:
    Você utiliza detalhes descritivos eficazes para dar vida às suas experiências, como a transformação facial do Enzo após entrar na Fórmula 3 e as características comportamentais do Pietro.

    Analogias e Metáforas:
    As analogias que você utiliza, como a sensação de um motorista comum dirigindo um carro de Fórmula 1 e a comparação com a experiência do seu amigo Vicente, enriquecem o texto, tornando-o mais visual e compreensível.

    Expressões Pessoais e Emoções:
    Você compartilha suas emoções e opiniões pessoais, o que torna o texto mais autêntico e conecta o leitor à sua perspectiva única. Isso ajuda a criar empatia com o público.

    Encerramento e Reflexão:
    Seu encerramento é forte, pois reforça o tema central do texto - a importância de sonhar e realizar. A dedicação àqueles que contribuíram para sua jornada e a referência à possibilidade de escrever sobre suas realizações futuras são um toque positivo.

    No geral, seu texto é bem escrito, cativante e proporciona uma visão íntima das suas experiências e pensamentos. Parabéns pela habilidade de contar uma história de forma envolvente e pessoal!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra na notícia esportiva

Primeiro Passo